terça-feira, 24 de março de 2015

Receitinha saudável



Oi pessoas!!

O mundo da internet é um universo cada vez mais surpreendente pra mim, pois a cada novo blog que conheço fico mais animada.Acho o máximo descobrir mais e mais gente que fala sobre a vida, sobre a arte,sobre decoração e tudo que vem junto.Adoro mesmo.
Numa dessas encontrei uma gaúcha que mora na mesma cidade que eu e aí fiquei extasiada de alegria.A moça é como eu, adora cor,adora alegria e ainda por cima é uma artesã muito caprichosa.
Olha,fechou todas.Numa troca de experiências e dúvidas,vamos construindo uma amizade, por enquanto virtual mas nada que em breve não salte pro mundo real né.
Então conversando pelos blogs e e-mails trocados eu comentei sobre uma coisinha que eu faço na cozinha e ela pediu a receita, então Naya, do NAYART'S segue abaixo minha receita de molho de tomate.
Espero que gostem,que experimentem e me contem se tiverem uma receita diferente,melhorada.
Começamos com os ingredientes básicos que usei:


Cebola média,2 dentes de alho,meio pimentão e cerca de 10 tomates




Procuro usar sempre os tomates mais maduros,pois quanto mais vermelhinhos mais cor o molho vai ter.E honestamente da primeira vez que eu fiz fiquei muito decepcionada.Afinal usei tomates o suficiente para encher o liquidificador e a cor era rosa...Mas pelo menos vi o quão é importante fazer o meu molho natureba.Se os que compramos tem aquele vermelho todo é sinal que possuem muita química,conservantes , já parou pra pensar?
Nesse de hoje não usei,mas se quiser, dá pra colocar páprica picante pra dar uma corzinha a mais.
Bati tudo no liquidificador com uma cebola pequena,meio pimentão verde e uns dentes de alho com uma pitada de um sal com temperos desidratados que eu uso direto.
Nele contém sal marinho,orégano,salsinha,manjerona,manjericão e chimi churri desidratados e misturados.Para diluir um pouco uso meia xícara de azeite, o que tenho usado por último é o de arroz.Quem gosta pode ser o de oliva, é que eu particularmente detesto o gosto.







Depois de tudo misturado no liquidificador, coloco em vidros que eu guardo justamente para isso.Pode não ficar bonito mas é higiênico e sei a procedência de todos ingredientes.
Já deixo eles bem esterilizados com água fervida e congelo depois que esfriam.
Deixo um para usar e como não tem conservantes o ideal é consumir em 2, 3 dias no máximo.Até porque mesmo na geladeira os ingredientes vão perdendo todo seu valor natural.
Não sou nutricionista nem nada (tenho um irmão que é), mas acho válido recomendar o que nos faz bem.Até porque eu só adquiri esse hábito por ter descoberto aos 34 anos que tenho pressão alta.
No meu caso é genético e também em função de eu ter sobrepeso desde sempre.Infelizmente tenho que tomar remédios,mas quanta gente pode evitar chegar a esse ponto,não é mesmo?
Recomendo que todo mundo diminua o consumo de sal,açúcar e conservantes o máximo que puder, assim vai ficar longe das pílulas e ter uma vida bem melhor.

Bom,eu adoro cozinhar e normalmente não fotografo quase nada que faço,mas se rolar uma receitinha boa e eu lembrar,trago pra cá pra passar pra vocês.

Aquele abraço,
Fernanda





4 comentários:

  1. que delicia flor !!! e super saudavel !!! Parabens !!! :)
    eu deveria criar vergonha na cara e comecar a fazer tb rsrs
    apesar q nao usamos muito molho confesso (eu acostumada em colocar molho em td rsrs mas o Apollo paulista nao gosta de molho em nada e no final fui perdendo meu costume)... e aqui ainda tem td pronto, e durante alg tempo comprava aquele molho pronto mesmo :( q nao eh nada saudavel neh.... ultimamente tenho comprado o pure de tomate e entao faco molho... mas com certeza fazer o molho como vc faz eh muito mais saudavel !!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi more,ai nem fale!Sem molho não consigo viver,o Ale teve que se acostumar no ritmo,hahaha...Comida seca é inaceitável pro meu paladar,sofro tanto que tomo litros de água depois,hahaha...Exagerada!!Mas esse molho fica bem saudável,não é bonito mas gostoso.Experimenta e me conta.Com massa vai bem né,assim aposto que o Apollo vai gostar! :) Beijooos

      Excluir
  2. Óinnnn Fê, olha eu aqui,toda envaidecida,que fofa que tu é e com certeza essa nossa amizade vai além da fronteira blogástica!
    Guria adorei,essa tua receita,te confesso que não poderia ter vindo em melhor hora,tô numa tentativa absurda há umas 3 semanas de reeducar a minha alimentação,e acredite 3 semanas já são um recorde pra mim,pois faz mais de uma década que além de não respeitar horários entre as refeições,eu abuso de tudo,sal,açúcar e outras porcarias comestíveis,adorooooooooo comer,e infelizmente sofro de ansiedade ,aí já viu,tô ferrada,teu molho já me encheu a boca dágua,rsrsrsrs,vou tentar reproduzir essa receita "alá" O MUNDO ECLÉTICO DE FERNANDA,e seguir na minha tentativa muitooooo benéfica de vida mais saudável!!!
    Bjo grande Fê,bigadúuuuuuuuuuuu amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei mais feliz ainda sabendo que de alguma maneira to te ajudando nessa jornada!!Eu sei como é duro tentar aprender a reeducar,acredite Naya!!Mas por questão de saúde vale a pena,são minutinhos e vapt vupt tem um molho mais saudável pra colocar na carne,na massa...Enfim...Faz a receita e me conta depois. :)
      Muitos beijooooss e força ai na reeducação!!

      Excluir

Obrigado pela visita!Volte sempre!E se quiser,comente! ;)

DIY COLETIVO POR UM FIO

Oi pessoas de luz!! Esse mês volto ao DIY COLETIVO  inspirada cujo tema é fio.Os projetos ficam cada vez mais lindos, e para partici...