quinta-feira, 28 de maio de 2015

Cozinha para menores




Eu sei que envolve mil e uma coisas deixar uma criança de 05,06 anos sozinha na cozinha.Mas e se ela tiver um talento para cozinhar?E mais ainda, se ela conseguir se destacar e cozinhar melhor que muito marmanjo por aí??
Estou numa fase incrivelmente apaixonada pelo JUNIOR MASTERCHEF EUA.São crianças de 08 a 12 anos cozinhando pratos inacreditáveis e deslumbrantes.Tenho mais uma dezena de adjetivos e elogios ao menos pois quem assiste sabe bem do que eu estou falando.
Tem toda uma estrutura, jurados renomados no país que produz o programa mas não dá é pra tirar de jeito algum todo mérito dessas criaturinhas magníficas que me deixam a cada programa de queixo mais e mais caído.
Como pode ter tanto conhecimento em tão pouco tamanho??Bom, já deu pra notar que fiquei mega fã.Aquelas que descobre sem querer, e começa a acompanhar e ver todas temporadas ao mesmo tempo, sim, sou eu.
Peguei o bonde andando e sentei com muito gosto na janela pra admirar cada criança cozinhando, cada prato que eu nunca ouvi falar e muita coisa que aprendi sem a menor pretensão de realizar igual.
Os chefs que julgam o andamento dos pratos e a evolução de cada um dos participantes são bem integrados, sendo que um é conhecido por sua acidez com os adultos e vem da Inglaterra.O mais famoso, GORDON RAMSAY. Pra quem ja conhecia ele dos outros realities ficou impressionada como ele tem tato e até jeito pra lidar com as crianças,sendo elas capazes ou não de aturar tanta pressão. Ele dá o tom do programa e faz com que os pequenos fiquem mais e mais maravilhados com esse universo da culinária.Afinal o cara tem vários restaurantes nos EUA e INGLATERRA.
Curto muito quando ele fica estupefato com o prato e diz que ficou melhor que muito adulto.Torço o tempo todo quando é a vez dele julgar. A filha dele inclusive aparece num episódio para uma das provas da competição.Sim, a parte ruim do programa é que é uma competição.Então significa que muitos tem seus sonhos ali acabados ao saírem eliminados .Me parte o coração, alguns são tão jovens, tão mimosos.Confesso que na maioria das vezes choro.Me julguem,sem problemas.
O jurado mais ponderado e nem tão temido JOE BASTIANCHI é um grande executivo  nos EUA e até agora pesquisando não descobri porque ele está na banca.Só li em alguma matéria que esse foi o último programa que ele participou, de 2015.Está de saída.Particularmente acho ele meio duro mas como direi, justo e honesto em suas opiniões.A careca dele atrai e muito os pequenos.
O último e mais simpático dos jurados é o ex-gordinho GRAHAM ELLIOT. Um chef dos EUA que passou por uma duríssima redução do estômago e de uma temporada para outra deu um salto na redução do peso inacreditável.Esse é com certeza o mais carismático e positivo jurado da bancada e coloca muito amor em suas críticas sempre construtivas.
O trio em geral decide as rodadas afastado das crianças concorrendo e imagino o quanto seja difícil equilibrar todos sentimentos na hora de decidir quem fica e quem sai.São crianças afinal! E todas com talentos nunca antes vistos.Falo e me abismo porque até o presente momento não conheço uma criança na faixa etária do programa que faça sequer um ovo frito.Muito, acho eu pelo protecionismo dos pais, afinal para deixar uma criança na cozinha e dar liberdade  precisa de muita compreensão e paciência, além de atenção. Tem que dar apoio e acima de tudo garantir sua segurança.E claro,normalmente nos nossos lares é muito difícil conseguir ter uma estrutura adequada em 100% para confiar que nada de ruim vai acontecer.
No programa até acontecem mas em pequena escala, cortes,queimaduras e abrasões já que os pequenos se puxam cortando e escamando peixes, assando carnes, fazendo tortas e uma infinidade de comidas fantásticas só idealizadas em grandes restaurantes ou filme da tv mas faz parte do todo.
Sei que o post ficou enorme mas precisava dividir com vocês essa minha paixão e admiração por essas miniaturas de gênios da cozinha que eu nunca sequer imaginava que existiam.
Todos que participaram são campeões pra mim.Arrasaram e merecem ser bajulados por suas famílias. To pensando em deixar meu enteado cozinhar algo pra gente no final de semana,hehehe...
Com vocês abaixo as fotinhos dos campeões das três edições e os jurados do programa que assistimos no canal TLC mas que é produzido pela FOX.







De cima pra baixo, Alexander, Logan e Nathan.Os grandes vencedores que se destacaram entre o restante com belos pratos e uma criatividade fora de série.Até agora nenhuma menina saiu vencedora, uma pena pois eu vi várias que tinham capacidade mas não arriscaram.Bem diferente dos meninos.Todos muito inteligentes e queridos.Os mais humildes acabaram vencendo os mais confiantes.E todos ganharam pra sempre meu coração!
Vale a pena a experiência, várias vezes o programa me inspirou na hora de fazer a janta(dentro da minha insignificância,claro,hehe).
Espero que gostem, e quem tiver mais informação ou quer corrigir alguma daqui,à vontade.

Abraços culinários,
Fernanda


2 comentários:

  1. Mázzzz, ah!!! Sem sombra de dúvidas essa é a blogueira,mais PHD nas artes culinárias que conheço,(e tá batendo a invejinha branca),rsrsrsrs, Fê tu deveria investir mais nessa área,tu leva jeito,gosta da coisa,se envolve,cuida dos temperos,tem prazer nisso,(no antes durante e depois).
    Acho formidável pessoas que tem esse amor gastronômico,o meu é só em comer,kkkkkkkkkk
    Um bjo grande minha "top chef",excelente findi!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi queridona,desculpe a demora mas o bicho tá pegando essa semana.Sem tempo pra suspirar!Obrigado pelos elogios.E sim eu adoro cozinhar!
      Próximo post será bem dentro desse tema,acho que vai gostar e se inspirar!Ainda em tempo,uma ótima semana pra ti!!Beijão

      Excluir

Obrigado pela visita!Volte sempre!E se quiser,comente! ;)

DIY COLETIVO POR UM FIO

Oi pessoas de luz!! Esse mês volto ao DIY COLETIVO  inspirada cujo tema é fio.Os projetos ficam cada vez mais lindos, e para partici...